Facebook

Cemitério de Itararé recebeu mais de cinco mil visitantes no Dia de Finados


Cemitério de Itararé recebeu mais de cinco mil visitantes no Dia de Finados

No feriado dessa quinta-feira (2), Dia de Finados, o Cemitério Municipal de Itararé recebeu cerca de cinco mil visitantes. Logo pela manhã foi realizada a missa em homenagem aos mortos, e na parte da tarde a celebração aconteceu na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Jeronimo de Almeida, nas últimas semana foi realizada uma força tarefa no local. “Foi feita limpeza, alguns reparos, pintura de guias, corredores centrais e entre os túmulos. Também disponibilizamos mais latões para lixo”, relatou.

Hoje o cemitério de Itararé tem um total de 28.700 registros de sepultamentos, com uma demanda de  aproximadamente 15 por mês. Segundo Jeronimo, a Prefeitura tem realizada abertura de espaço através de lei municipal vigiente, que prevê o retorno do terreno para a municipalidade em caso de túmulo abandonado.

“Regularmente realizamos vistoria e apontamos a situação de cada terreno; constatando situação de abandono, divulgamos a lista com nomes e, caso o interessado não se manifeste, colocamos o espaço à disposição”, relata o Secretário.

Economia

Além da movimentação no cemitério, o comércio também aqueceu com os vendedores ambulantes e com a venda de flores. João Bueno, proprietário da floricultura Catita Flores, afirmou que este é um período muito bom para seu comércio. “ Apesar de ser uma data triste, vendemos muito, tanto que precisamos contratar mais dois funcionários neste período. Atrás do Finados, fica só o Dia das Mães”, contou.

Sobre o comércio itinerante, João reclamou: “A taxa que a Prefeitura cobra dos ambulantes é muito baixa e eles vêm de fora e mordem uma boa parte do nosso dinheiro, que poderia ficar dentro do próprio município, circulando e sendo reinvestido aqui. É uma situação que deveria ser revista”.

 


Data: 07/11/2017