Facebook

12 de Outubro – 30 Anos da Devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil


12 de Outubro – 30 Anos da Devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

A IMAGEM DO RIO PARAÍBA – NOSSA SENHORA APARECIDA

A imagem pequenina, 36 cm apenas, quase que desaparece dentro da imensa Basílica Santuário Nacional de Aparecida, mas incomoda muitas pessoas. Como bem disse Padre Jiucinei Vandes, nosso Padre Nei: “Pessoas que implicam com Nossa Senhora é o mesmo que, gostar do filho e não gostar da mãe de alguém”.

Partida em 165 pedaços por uma pessoa desequilibrada, sua escultura foi restaurada por mãos carinhosas, ficando a imagem perfeita.

Em outubro de 1817, três pescadores estavam a pescar sem sucesso, no Rio Paraíba, quando um deles, João Alves, recolhe em sua rede um pedaço da imagem, somente o corpo, sem a cabeça. Depois vem a cabeça completando a estátua da Imaculada Conceição e, o milagre acontece, a pescaria torna-se abundante!

Felipe Pedroso, outro pescador, recolhe com respeito a pequena imagem, deixando-a em sua casa, sendo lá o primeiro Templo de Nossa Senhora “Aparecida”. Esse nome foi escolhido porque a imagem “apareceu”, num milagre, tornando a pescaria inusitada.

Sua cor negra, traduz a solidariedade de Maria para com a raça negra, tão injustamente escravizada.

Em 22/05/1745, foi autorizado o Culto Divino. Em 05/05/1843, o Bispo Diocesano do Rio de Janeiro, através de Decreto Canônico, instalou a Capela de Aparecida.

Após, foi substituída a pequena Capela, pela primeira Basílica. Em 11/11/1955, com a bênção do Cardeal de São Paulo, D. Carlos Carmelo Vasconcellos Motta, foi iniciada a construção da atual Basílica, concluída, se estou certa, em 1980?

O rei Dom João VI, esteve em Aparecida. Também a Regente, Princesa Isabel que doou a coroa de ouro, depois, o manto cravado com pedras preciosas. Nota-se aqui, que a primeira mulher a governar o Brasil foi a Princesa Isabel, por muitos anos e não, a Presidente Dilma (esta é a segunda), é preciso corrigir essa falha na História do Brasil.

A Princesa Isabel autorizou ainda, a construção da primeira Basílica, hoje denominada “Basílica Velha”

Dois Papas já estiveram junto à essa pequena imagem, João Paulo Segundo e o Papa Francisco.

Hoje, são mais de 10 milhões de devotos que visitam o santuário. 12 de outubro de 2012, passaram 140 mil pessoas no Santuário no Vale do Paraíba, com uma procissão de 4 km com todo sistema de segurança possível. A expectativa é que, neste mês de outubro, mais de 200 mil fies de todo Brasil passem por Aparecida. Nesta semana milhares de pessoas realizaram este sonho.

Em 1904, Nossa Senhora Aparecida foi coroada Rainha do Brasil. Em 1931, na Capital Federal, foi solenemente proclamada Padroeira de Nossa Pátria.

Dia 12 de Outubro, oficializado feriado nacional em Honra à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, consagrada “Padroeira do Brasil”, por decreto Federal. Essa é a razão do feriado, não por ser o Dia da Criança, como é confundido.

Viva Nossa Mãe Querida – A Senhora Aparecida!

Profª Tere



Data: 11/10/2017